segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A situação dos dias de hoje

Numa publicação que fiz anteriormente, falei das últimas notícias relacionadas com cientistas portugueses, e de como estes estão a “marcar uma posição” na comunidade científica, pelas descobertas efetuadas e também devido a investigações que se encontram a realizar ou que se irão realizar no futuro.

Bem isto tudo para dizer o quê? Perguntam vocês.

Infelizmente o governo parece ver as coisas de uma forma diferente. Para quem não sabe o governo cortou e muito, nas chamadas bolsas de investigação, pondo de certa forma em risco o progresso cientifico. Sei que o país está em crise e que é necessário cortar, mas será que é preciso cortar sempre nos mesmos sítios? Além disso, estes crescentes cortes, tanto a nível da ciência, como educação, agricultura entre outros, leva infelizmente a que muitos jovens decidam emigrar para um outro país, numa tentativa de arranjar, principalmente emprego na área de formação. Conheço alguns casos de investigadores, que acabaram por deixar tudo para trás e emigraram, onde prosseguiram com as investigações que estavam fazer ou recomeçaram, ingressando noutras investigações.
Percebo que o país se encontra a passar uma fase difícil, mas será que compensa estarmos a perder tantos jovens para outros países? Não me refiro só ao nível cientifico mas também a todos os outros setores, porque a realidade é que infelizmente cada vez mais família inteiras decidem tentar a sua sorte num outro país.

Sem comentários:

Enviar um comentário